Cabeça e Pescoço

Cabeça e Pescoço

O médico especialista em cabeça e pescoço tem como foco o diagnóstico e tratamento de tumores benignos e malignos localizados na região da tireoide, paratireoides, glândulas salivares, cavidade oral e orofaringe, além de intervir em casos de nódulos no pescoço. Por haver uma grande concentração de nervos nessas áreas, o cuidado especializado é imprescindível para evitar complicações e obter resultados positivos no tratamento.  

O médico especialista em cabeça e pescoço tem como foco o diagnóstico e tratamento de tumores benignos e malignos localizados na região da tireoide, paratireoides, glândulas salivares, cavidade oral e orofaringe, além de intervir em casos de nódulos no pescoço. Por haver uma grande concentração de nervos nessas áreas, o cuidado especializado é imprescindível para evitar complicações e obter resultados positivos no tratamento.  

Para que é indicada?

Dentre as principais áreas tratadas pelo especialista em cabeça e pescoço estão: 

A glândula tireoide possui grande importância para quase todos os processos metabólicos no organismo. Por meio de sua produção de hormônios, ela atua na função de órgãos como o coração, cérebro, fígado e rins, e também, possui grande influência em fatores como: crescimento e desenvolvimento das crianças e adolescentes, regulação dos ciclos menstruais, fertilidade, peso, e estado emocional. 


Para que o corpo humano funcione adequadamente, é essencial que a tireoide funcione de forma harmônica e equilibrada. Quando ocorre o desequilíbrio de suas funções, diversos problemas podem surgir, desde disfunções na produção hormonal, até tumores e câncer de alta gravidade. 


Dentre os problemas mais comuns nas tireoides, estão o hipotireoidismo, hipertireoidismo e a presença de nódulos.


As glândulas paratireoides são responsáveis pela produção do hormônio paratireoide (PTH), essencial para regular os níveis de cálcio no sangue. O equilíbrio no nível de cálcio é imprescindível para evitar problemas nos músculos e nos nervos. 


Em casos em que os níveis de PTH estão aumentados, há o hiperparatireoidismo, disfunção responsável pelo aumento de cálcio no sangue (hipercalcemia). Normalmente, esse problema é causado por um adenoma, isto é, um início de tumor na paratireoide. 


As glândulas salivares possuem papel fundamental em nosso organismo. Elas são responsáveis pela lubrificação da boca, auxílio da deglutição e digestão de alimentos, e até mesmo proteção aos dentes contra bactérias.


 Até um litro de saliva por dia é produzido pelas glândulas salivares, que são constituídas majoritariamente pelas glândulas: parótida, sublingual e submandibular. 


Geralmente, os tumores das glândulas salivares ocorrem na glândula parótida (cerca de 85% de todos os casos), sendo que aproximadamente 25% desses tumores são cancerígenos (malignos). 


A cavidade oral (boca) e a orofaringe (garganta) possuem funções muito importantes, incluindo respiração, fala, mastigação e deglutição. 


Dentre suas estruturas mais importante, estão os  lábios, revestimento interno das bochechas (mucosa), dentes, gengivas, língua, assoalho da boca, parte posterior da garganta, incluindo as amígdalas), céu da boca (palato mole e palato duro), a área atrás dos dentes do siso e as glândulas salivares. 


Diferentes tipos de células fazem parte dessas estruturas, e quando ocorre um crescimento anormal dessas células, um câncer pode surgir. 


Apesar de muito comuns, os nódulos no pescoço costumam causar muita preocupação. No entanto, diversas podem ser suas causas, e nem sempre seu surgimento trata-se de um problema grave. 


Dentre os principais tipos de nódulos, estão os tumores congênitos, lipomas e linfonodos. Em sua maioria, os nódulos no pescoço são benignos. Contudo, caso note sua presença, é essencial consultar-se com um médico especialista para obter um diagnóstico preciso e tratamento adequado. 


Dúvidas Frequentes

Confira as respostas para as perguntas mais comuns de nossos pacientes

  • Estou com um caroço no pescoço. Pode ser câncer?

    Todo caroço/nódulo no pescoço tem a possibilidade de ser um câncer. Principalmente, quando são endurecidos, possuem crescimento lento e progressivo e não desaparecem em um período superior a 15 dias. Por esse motivo, a avaliação de um profissional especialista é essencial para investigar a causa.


  • Quais são os sintomas do câncer de cabeça e pescoço?

    Os sintomas do câncer de cabeça e pescoço variam de acordo com cada região. Mas, de forma geral, podem incluir nódulos no pescoço, feridas na boca que não cicatrizam, dor que não desaparece, corrimento nasal malcheiroso que não passa, dificuldade em engolir e alteração ou rouquidão na voz. Contudo, esses sintomas também podem ser causados ​​por outras condições menos graves. Por isso, é essencial sempre consultar um médico especialista caso note algum desses sintomas. 

  • Cigarro e álcool causam câncer de cabeça e pescoço?

    Cada tipo de câncer de cabeça e pescoço apresenta diferentes fatores de risco. No entanto, o uso do cigarro e consumo da bebida alcoólica costumam ser grandes causadores da doença, especialmente no câncer de cavidade oral, orofaringe, hipofaringe e laringe. 


    De acordo com o National Cancer Institute, em Maryland, pelo menos 75% dos cânceres de cabeça e pescoço são causados ​​pelo uso de tabaco e álcool.


  • Qual é o tratamento para câncer de cabeça e pescoço?

    Existem variados tipos de tratamento para o câncer de cabeça e pescoço, no entanto a escolha da melhor opção, depende de uma série de fatores, incluindo a localização exata do tumor, o estágio do câncer, a idade e a saúde geral da pessoa. 


    Dentre as principais alternativas de tratamento, estão: cirurgia, radioterapia, quimioterapia, terapia direcionada ou uma combinação de tratamentos. 



Outras Especialidades

Conheça as áreas em que atuamos


Share by: