Blog Layout

Doença celíaca & o glúten

jul. 07, 2022

Saiba quais os principais sintomas da doença celíaca

A doença celíaca é uma condição que causa a inflamação da mucosa intestinal. É uma doença autoimune e extra-intestinal, ou seja, causa danos em diversos outros sistemas do organismo.

Pessoas portadoras dessa condição devem retirar completamente o glúten da dieta, uma vez que não há remédio ou enzima que bloqueie a ação do mesmo no organismo do celíaco.

Mais da metade dos adultos com doença celíaca apresenta sinais e sintomas que não estão relacionados ao sistema digestivo, como:

- Coceira, erupções cutâneas com bolhas (dermatite herpetiforme)

- Deficiência de ferro

- Osteoporose

- Úlcera bucal

- Dores de cabeça e fadiga

- Dor nas articulações

- Refluxo e azia

Já em bebês e crianças os sintomas mais comuns são:

- Distensão abdominal e dor,

- Diarreia crônica

- Vômitos

- Constipação

O glúten é uma proteína, ele tem capacidade de absorção de água, formando uma liga da farinha úmida que a torna apta para modelagem e para ser usada na fabricação de produtos para panificação. Ou seja, o glúten é o responsável pelo volume e elasticidade dos alimentos.

Muitas vezes, é mencionado como “glúten de trigo” porque o trigo é realmente a sua principal fonte na alimentação. Mas ele também está presente na cevada, centeio, malte e aveia, bem como em seus derivados, como pães, tortas, bolos, macarrão, cerveja, pizzas, biscoitos, entre outros.

O que poucos sabem é que está presente também em achocolatados, queijos, embutidos e chocolates. Por isso sempre fique atento ao rótulo dos produtos.

Texto escrito pela nossa nutricionista Eduarda Migliari.

Entre em contato para mais informações e agendar sua consulta.

20 jan., 2022
Saiba quando ficar atento a problemas na vesícula biliar
Refluxo? O que fazer?
20 jan., 2022
Hérnia Inguinal, o que é e o que considerar?
11 jan., 2022
Entenda o que é, sintomas e tratamento
hérnia de parede abdominal
Por Clínica Forster 18 mar., 2020
A hérnia de parede abdominal é um problema comum e o tratamento adequado é a cirurgia. O procedimento é seguro e garante poucas chances de recorrência da doença.
hemorroida o que é
03 fev., 2020
A hemorroida é uma doença que causa desconforto e sangramento. O tratamento pode ser feito com pequenos hábitos, com medicamentos ou até mesmo cirúrgico.
exame de endoscopia digestiva alta
03 fev., 2020
A endoscopia digestiva alta é um importante procedimento que permite realizar diagnósticos e terapias no esofago, estômago e duodeno, e permite até mesmo prevenir o desenvolvimento do câncer nesses órgãos.
nódulo na tireoide pode ser câncer
03 fev., 2020
Apesar de não apresentar sintomas, é preciso estar atento pois o nódulo da tireoide pode ser câncer e necessitar de um tratamento mais intenso. Saiba mais!
rejuvenescimento facial
08 jan., 2020
Com o passar do tempo, o envelhecimento chega e as rugas aparecem. Algumas técnicas de rejuvenescimento facial podem ser utilizadas para combater esses sinais.
cirurgia robótica
23 dez., 2019
A cirurgia robótica veio para trazer uma nova perspectiva para a área médica, garantido mais conforto ao paciente e precisão e segurança ao cirurgião. Saiba mais!
Mais Posts